segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Erosão

      A erosão consiste no processo de remoção e transporte dos fragmentos de rochas resultantes do intemperismo, os chamados sedimentos. Esse processo pode ser causado pela ação dos ventos, da água de rios, das chuvas, dos mares ou das geleiras.
        A erosão e o intemperismo agem continuamente, provocando o desgaste do relevo. Os sedimentos originários desse desgaste são transportados das partes mais altas para as partes mais baixas do terreno ou para o fundo de lagos, lagoas, rios e mares. O processo de deposição de  sedimentos é chamado sedimentação. As rochas sedimentares são originárias da compactação dos sedimentos que se acumularam em depósitos sedimentares.
        A velocidade e a intensidade da ação dos processos erosivos dependem, entre outros fatores, do clima, do tipo de rocha, do solo e do relevo de determinada área.
Os ventos, por exemplo, têm grande atuação nos processos erosivos que ocorrem em regiões desérticas ou semiáridas. Em áreas de clima tropical e temperado, onde a água é abundante, é intensa a erosão provocada pela água das chuvas e dos rios.
Resultado de imagem para erosão glacial
Erosão Glacial. Fonte: Google Imagens, 2017.

SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geração Alpha Geografia.  Edições SM, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário