sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A Geografia do crime internacional

      Outro problema enfrentado pela ONU e pela sociedade em escala planetária é o crime internacional (narcotráfico, comércio de armas, corrupção etc). Assim como a dinâmica da globalização estimula o movimento de pessoas, mercadorias e transações financeiras entre os Estados, também facilita a atuação de grupos criminosos internacionais. Nos últimos anos, apoiados nos avanços da tecnologia dos transportes e das telecomunicações, muitos deles deixaram de atuar apenas nos limites de seus países de origem, expandindo e diversificando seus negócios em todo o mundo.
          Esse fenômeno acentuou-se desde o fim da Guerra Fria, quando grupos do crime organizado oriundos da extinta União Soviética, de outros países da Europa Oriental (Albânia e Romênia, entre outros), da China, da Itália, da Nigéria, do Japão e outros passaram a ampliar sua presença internacional por meio da formação ou da consolidação de redes mundiais sofisticadas. Com acesso a grandes recursos financeiros e capazes de se adaptar rapidamente à concorrência de rivais ou à repressão das autoridades nacionais, praticam atividades ilegais muitas vezes associadas.
NARCOTRÁFICO: O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), criado em 1997, busca enfrentar o crime internacional com contribuições voluntárias de diversos países. De acordo com o Relatório Mundial sobre as Drogas (2015), 5% da população mundial entre 15 e 64 anos usava drogas ilícitas em 2013, cerca de 246 milhões de pessoas. A maior indústria ilegal do mundo, o narcotráfico, abrange diversas regiões produtoras de drogas. 

Melhem Adas, Sérgio Adas. Expedições Geograficas, 9o. ano, Editora Moderna, São Paulo, 2015, p. 75.

5 comentários:

  1. Você não citou a fonte do texto: Melhem Adas, Sérgio Adas. Expedições Geograficas, 9o. ano, Editora Moderna, São Paulo, 2015, p. 75.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, obrigada pela observação. Foi uma falha mesmo.

      Excluir
  2. preciso da atividade para aplicar para meus alunos

    ResponderExcluir
  3. O texto nem é copiado e colado do livro expedições geográficas, capaz criatividade não existe mais ultimamente

    ResponderExcluir
  4. Isso e plagio
    isso foi tirado exatamente do livro expedicões geograficas

    ResponderExcluir