sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

     Embora apenas especialistas e estudiosos tenham conhecimento, foi o governo de Juscelino Kubitscheck que, ao propor a Operação Pan-Americana, em 1958, lançou as bases para a criação do BID.
        O BID tornou-se um banco de financiamento importante para o desenvolvimento que tem ocorrido nas Américas, co aportes de países desenvolvidos de outros continentes, como o Japão. Projetos relacionados à infraestrutura viária, rodovias, saneamento básico, proteção ambiental, modernização de gestão fiscal e alfandegária, melhoria da educação, entre outros, têm sido objeto de investimentos desse banco em toda a região latino-americana e caribenha (com exceção de Cuba).
           A experiência do BID com a sociedade civil tem se revelado um caso interessante para o mundo das OIs. Após uma série de atritos e denúncias envolvendo problemas socioambientais em seus projetos nos 1990, o BID criou em 2001 uma instância de consulta em suas representações nos países: o Grupo Consultivo da Sociedade Civil (ConsSOC). Formados por respeitadas organizações da sociedade civil e especialistas, os ConsSOCs auxiliam o BID para formular a estratégia-país e em ações relacionadas aos projetos do banco.

RODRIGUES, Gilberto M. A. Organizações internacionais. Editora Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário